quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Primeira Aula

Prezados alunos e alunas,

Bem-vindos/as ao blog Português para Comunicação 1. Este espaço virtual é mais um instrumento de apoio pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem que ocorrerá no semestre dentro da Disciplina Português para Comunicação 1. A elaboração deste material se ancora no blog desenvolvido pelo Prof. Dr. Miguel Oliveira, Jr., da Faculdade de Letras - FALE - da UFAL, para o trabalho com a mesma disciplina em semestres anteriores.

Gostaria de formalizar meu agradecimento ao Professor Miguel que, gentilmente, oferece sua preciosa e alentada criação pedagógica para enriquecimento de nosso curso. Meu desejo é que eu, como docente do curso, e vocês, como alunos, possamos ter uma atitude responsiva em relação às propostas do Professor Miguel materializadas no blog, a fim de mantermos vivo o processo ininterrupto de construção de sentido para o estudo da linguagem verbal no contexto específico da Comunicação Social.

Aula Introdutória. Apresentação do Plano de Ensino do curso. Discussão dos conceitos de língua e linguagem. Aplicação em texto jornalístico.

Próxima Aula: estão disponíveis na xerox Bloco 13 os textos "Discurso, Enunciado e Texto", "Enunciado e contexto" e "O Ethos", de Dominique Maingueneau, 2001. Peço a vocês que leiam esses textos e levantem dúvidas.

Bom trabalho!

4 comentários:

  1. Olá Prof² Andréia...
    Poderia Exemplificar A Respeito De Que O Mesmo Enunciado Em Dois Lugares Distintos Corresponde A Dois Discursos Distintos??
    Adilson Ramos!!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Adilson,

    Se o sentido para linguagem verbal ocorre na interação com o contexto extraverbal, um mesmo enunciado pode ganhar outros sentidos, por vezes completamente diferentes, dependendo das informações extraverbais circulantes nesse segundo momento. Quando as diferenças são de posicionamentos ideológicos, temos discursos distintos mesmo.

    Adilson, boa participação. Vamos levar esse assunto para a aula, ok?
    Um abraço,
    Andréa.

    ResponderExcluir
  3. olá professora Andréa!
    gostaria de saber qual seria a maneira mais fácil de identificar o Ethos em um texto. Seria pela tipologia verbal, ou gramatical em geral, que tornaria a distinção mais clara ou há algo mais abrangente que facilite esse processo?

    Bárbara Isis

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbi,

    Identificamos o Ethos a partir de uma anáise dscursiva. Ontem estudamos algumas das características do discurso. Vimos, por exemplo, que assumir uma postura discursiva é identificar as informações que vão além da frase, ou seja, aquelas que fazem parte de uma outra natureza; não apenas as categorias linguísticas. Então observar e estudar as várias informações contextuais, por exemplo, seria uma forma de identificarmos o Ethos. As linguísticas também são extremamente relevantes (estilo, itens gramaticais, recursos paralinguísticos, operadores argumentativos, marcas de oralidade e escrita nos textos, etc, etc). As informações relevantes sobre os participantes do discurso também são relevantes. Importante: tais características não são apenas as informações reais dos participantes, mas as características sócio-históricas deles. Bom... ainda não discutimos o texto, mas continue nesse caminho porque você está indo bem na sua leitura.
    Um abraço,
    Prof. Andréa.

    ResponderExcluir